sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Informes do II Seminário de Proprietários de RPPNs na APA da Serra da Mantiqueira, em Queluz


O Grupo de Trabalho de RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) foi criado junto ao CONAPAM, com o objetivo de promover a articulação entre as RPPNs da APA da Serra da Mantiqueira, fortalecendo assim o setor e apoiando os proprietários na criação e gestão de suas reservas.

O evento de encontro de RPPNs, intitulado de II Seminário de Proprietários de RPPNs, organizado pelo GT no dia 16 de setembro na RPPN Pedra da Mina, município de Queluz (SP), contou com a participação de 36 pessoas, na sua maioria proprietários e gestores de RPPNs.




Também estiveram presentes o coordenador substituto da Coordenação Regional do ICMBio no Rio de Janeiro, o sr. Paulo Motta, o presidente da Confederação Nacional de RPPN (CNRPPN), o sr. Laercio Sousa, e representantes dos Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), a sra. Roberta Guagliardi, e da Fundação Florestal de São Paulo, a sra. Ana Fernandes Xavier.

Os presentes tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de elaboração do Plano de Manejo para RPPNs, conforme o novo roteiro metodológico do ICMBio, aplicada pelo Consultor Ambiental do ICMBio, o sr. Luciano Souza e pela Analista Ambiental do ICMBio, a sra. Leide Jane.



Houve também outras duas apresentações: A primeira do anfitrião do evento , o sr. José Sávio Monteiro, sobre a RPPN Pedra da Mina de propriedade de sua família.  A segunda do sr. Laercio Sousa, presidente da CNRPPN, a respeito Contribuição das RPPNs na Gestão Ambiental do Território da APA.



Sobre o evento o sr. Paulo Henrique Oliveira, Chefe da APA da Serra da Mantiqueira e Presidente do CONAPAM, enfatizou como o envolvimento dos proprietários das quase 50 RPPNs na gestão ambiental do território é fundamental para a manutenção dos atributos que levaram a criação da APA da Serra da Mantiqueira (APASM) em 1985 e disse: "Em especial nesse momento que iniciamos a realização da última etapa de nosso Plano de Manejo, o esforço coletivo está potencializado, construindo com os diferentes segmentos que nessas serras e montanhas atuam, a sinergia e a ajuda mútua necessária para de construção desse instrumento de gestão. Os proprietários e proprietárias de RPPNs colocam-se como parceiros importantes nesse processo e a razão de ser do tema desse 2º. Encontro”.

Momento de confraternização ao final do evento




Nenhum comentário:

Postar um comentário