terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resumo da 3ª Reunião Ordinária do CONAPAM em 2016 ocorrida na RPPN Pedra da Mina, em Queluz (SP)


A RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Pedra da Mina, situada na Fazenda Jaboticabal, no município de Queluz (SP), abriu suas porteiras e recebeu os conselheiros do CONAPAM em 15 de setembro de 2016 para a realização daquela que é a 3ª Reunião Ordinária do CONAPAM em 2016.

A Pedra da Mina é oficialmente o 4º pico mais alto do Brasil, localizado na Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, que por sua vez é uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina fica na divisa dos estados de São Paulo (municípios de Lavrinhas e Queluz) e Minas Gerais (município de Passa Quatro).

Pedra da Mina. 
Em um dia em que a visibilidade não era das melhores.

O nome da montanha deve-se ao fato de que quatro pequenos riachos brotam da montanha bem próximo ao seu topo. A Pedra da Mina não se localiza em nenhum Parque Nacional ou Estadual, mas está incluída na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, contando desta maneira com alguma proteção legal. O lado paulista da montanha faz parte da RPPN Pedra da Mina.




A reunião, que começou com um pouco de atraso, iniciou-se com as mensagens de boas vindas do presidente do Conselho Paulo Henrique Oliveira e do conselheiro José Sávio Monteiro (nosso anfitrião na RPPN Pedra da Mina). No primeiro item de pauta foram realizados comunicados sobre o andamento da licitação para a contratação de empresa para elaboração do Plano de Manejo. Após a segunda etapa classificatória apenas uma empresa, das cinco iniciais, foi considerada apta para prosseguir na licitação. A terceira, e última etapa da licitação, deverá ocorrer em 5 de outubro, quando serão abertos os envelopes contendo a proposta de valores financeiros.

A presidência do Conselho apresentou para apreciação da plenária o nome de 2 conselheiros para composição da Equipe de Supervisão que acompanhará os trabalhos do Plano de Manejo. Os nomes foram aceitos por aclamação. Outros 3 nomes foram indicados para a suplência desta equipe.

A seguir foram apresentadas linhas gerais dos Programas de Serviços Ambientais em curso nos municípios de Delfim Moreira e Guaratinguetá.

Ainda antes do intervalo para almoço, os conselheiros receberam informes sobre o GT-Javali, um grupo de trabalho do Conselho do Mosaico Mantiqueira e, individualmente, responderam a um questionário sobre o mesmo assunto.



Após o almoço a reunião foi retomada com informes sobre o trabalho de vistoria realizado pré e pós prova, de um evento de corrida de montanha ocorrido em Itamonte (MG) e Serra Fina.

Houve uma discussão a respeito do GT-Montanhas, e a relação de dependência deste GT com os Conselhos do CONAPAM e Mosaico.

A direção do Conselho apresentou e discutiu a situação de entidades pertencentes ao Conselho, que estão com problemas relativos às suas faltas nas reuniões. Depois foi repassada a situação de acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

A reunião foi encerrada após a apresentação de informes por parte dos conselheiros.

A próxima reunião ordinária do conselho ocorrerá no dia 08 de novembro, em Visconde de Mauá, município de Resende (RJ).

Grupo de Conselheiros presentes ao final do evento


2 comentários:

  1. A reunião do CONAPAM e tambem do II Encontro de RPPN na APA da Mantiqueira realiza na fazenda Jaboticabal em Queluz,mais uma passo das ações conjunta e do fortalecimento da gestão participativa em prol da Serra da Mantiqueira.

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao Marcelo e colaboradores do blog do CONAPAM,ao GT-Comunicação

    ResponderExcluir