segunda-feira, 30 de maio de 2016

VIº Seminário Produtor Rural no Meio Ambiente em Cruzeiro (SP)


Dentro do escopo que envolve os Grupos de Trabalho de Boas Práticas e de RPPNs do CONAPAM, em 29 de abril tivemos no município de Cruzeiro (SP), o VIº Seminário Produtor Rural no Meio Ambiente. O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Cruzeiro, que ocupa uma cadeira no CONAPAM, com o apoio financeiro do Sistema FAESP/SENAR, da FREPESP - Fundação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo e do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 

Convite para o VIº Seminário Produtor Rural no Meio Ambiente

O tema desta edição foi Boas Práticas Ambientais, e aproximadamente 110 participantes, entre Produtores Rurais, conselheiros do CONAPAM, Mosaico Mantiqueira e comitê de Bacias, alunos e profissionais do poder público e do setor privado tiveram a oportunidade de ouvir palestras a respeito de Agroflorestas, Agroecologia, Conservação de Áreas e Turismo Rural. 

A palestra sobre Agroflorestas foi apresentada por Douglas Bello, um produtor de frutas nativas na cidade de Paraibuna (Sítio do Bello), aonde comercializa e beneficia a sua produção; além de fazer parte de um roteiro de Turismo Rural, no qual recebe visitantes em sua propriedade.

Bruno Negretti, NEA (Núcleo de Estudos de Agroecologia da UFLA - Mantiqueira), realizou uma palestra sobre Agroecologia, a filosofia de produção de alimentos saudáveis e convivência em harmonia com a natureza, e discorreu sobre a importância de parcerias para a produção e comercialização de produtos.

Presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas ,
o conselheiro Wander Bastos do CONAPAM, fazendo as honras de anfitrião

Guaraci Diniz, proprietário da RPPN Duas Cachoeiras no município de Amparo, falou sobre sua propriedade e, das transformações da área e de qualidade de vida após a implantação de um sistema de produção sustentável, com um foco no turismo rural de visitação, na sua produção. Mostrou ainda, as  diversas oportunidades de negócio disponíveis ao produtor. 

Sâmia Borges, uma consultora de turismo do SEBRAE, falou sobre Turismo Rural, as transformações que vem ocorrendo no setor, e deixou à disposição, os cursos e consultorias que o SEBRAE dispõe para apoiar o empreendedor que desejar investir na área. 

Por fim, o Dr. Flávio Ojidos, diretor da FREPESm falou sobre os programas de apoio às RPPNs do estado de São Paulo, e as conquistas que o setor organizado, com o apoio de parceiros, vem obtendo. Sua apresentação contou com a amostra de dados numéricos que comprovam a eficácia do trabalho realizado.

O evento foi encerrado com um almoço de confraternização
durante o qual ficou plenamente constatada
a satisfação dos participantes do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário