domingo, 7 de fevereiro de 2016

Município de Delfim Moreira Convida GT do CONAPAM para Troca de Ideias Envolvendo Projeto de Compostagem


Em 28 de janeiro, o GT-RS (Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos) esteve no município de Delfim Moreira, a convite da secretaria de agricultura e meio ambiente Juliane Coura (conselheira do CONAPAM), com a finalidade de apoiar na elaboração de um projeto de compostagem comunitária que possa ser replicado no município cujo território encontra-se integralmente inserido na APA da Serra da Mantiqueira, e nos demais municípios do consórcio intermunicipal CIMASAS*.



* CIMASAS -> Devido ao alto custo envolvido na implantação de um aterro sanitário, seis municípios de MG (Itajubá, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, Piranguinho, Piranguçu e São José do Alegra) se uniram através da formação de um consórcio e obtiveram junto ao governo do estado de MG os recursos necessários para o aterro, que já se encontra em operação, beneficiando um número aproximado de 200 mil pessoas através da utilização correta de normas operacionais e de critérios modernos de engenharia que permitem o confinamento seguro dos resíduos domiciliares (diminuindo a poluição ambiental e protegendo a saúde pública) e de resíduos industriais e hospitalares, que depois de separados são destinados a empresas especializadas em seu descarte.

Na abertura do encontro, ocorrido nas dependências do Museu Histórico e Cultural de Delfim Moreira (Antiga Estação Ferroviária), Juliane explicou os motivos que a levaram a convidar o GT para trocar idéias sobre a organização do projeto. 



A seguir, Célia Santos da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) fez a apresentação do Projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de seu município, seguida de Joaquim Moura, voluntário do projeto piloto em Visconde de Mauá, que apresentou um panorama a respeito da compostagem urbana descentralizada. 

Ainda houve uma apresentação de Mariá Resende, estudante da Fundação ROGE e estagiária da secretaria de Agricultura e Ambiente, mostrando diversos exemplos de composteiros e outros sistemas.

A palavra retornou para Juliane que apresentou um esboço de projeto, que passou a ser discutido pelos presentes. O encontro foi encerrado após o levantamento de considerações e ações a serem realizadas.

Acesse um resumo mais extenso do encontro aqui

Histórico do Trabalho Promovido Pelo GT-RS:

Quando o GT foi criado, seu objetivo era a simples elaboração de uma cartilha. Com a adesão de voluntários de Visconde de Mauá (município de Resende), o foco do GT passou por uma mudança, como se pode observar pelo convite que o CONAPAM enviou às 30 prefeituras de sua região em abril de 2014.

O texto propunha uma parceria no desenvolvimento de soluções práticas e eficazes para reduzir o volume de resíduos sólidos encaminhados aos aterros locais. Essas ações estariam voltadas especialmente para:
  • a redução da carga orgânica (cerca de metade dos resíduos coletados pelas prefeituras) por meio da compostagem centralizada (comunitária ou doméstica, escolar, institucional, etc);
  • o estímulo à separação de resíduos secos recicláveis (metal plástico, papel, etc) e sua melhor destinação (conforme as condições de cada município);
  • opções apropriadas (incluindo biogestores) para os resíduos sólidos gerados em áreas rurais;
  • o envolvimento ativo da população na gestão responsável de seus resíduos.

Nove municípios aceitaram a proposta: Aiuruoca (MG), Baependi (MG), Delfim Moreira (MG), Itanhandu (MG), Passa Quatro (MG), Pindamonhangaba (SP), Piquete (SP), Resende (RJ) e Virginia (MG). 

Por uma questão de praticidade, e devido ao trabalho proposto ser todo voluntário,  foram escolhidos dois municípios para a implantação de projetos pilotos: Resende (RJ) e Virgínia (MG) nos trechos de seus territórios pertencentes à APA. 

Apesar de um início animador, o projeto em Virgínia não chegou a vingar (pelo menos até o momento). 

Em Resende, especificamente na região de Visconde de Mauá (área do município que está contida na APA), o projeto ganhou folego e decolou, principalmente devido a presença de voluntários locais que já estavam envolvidos em um projeto de compostagem de resíduos orgânicos (Reduzo Lixo), que fazia parte de um projeto ainda maior de gestão integrada de resíduos sólidos de todo o município. 

OBS: Cabe registrar que este projeto do município de Resende foi recentemente (Dez/2015) agraciado com o prêmio "Estrada Sustentável" concedido pela empresa concessionária da Rodovia Dutra em parceria com a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) para as melhores práticas em gestão de resíduos sólidos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário