quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Discussão em Aiuruoca (MG) Sobre a Certificação de Boas Práticas Ambientais Para Propriedades Rurais na APA



Com o objetivo de viabilizar a criação de um certificado de boas práticas ambientais para propriedade rurais inseridas no território da APA da Serra da Mantiqueira, foi formado um grupo de trabalho (GT - Boas Práticas) para que fossem discutidos um regulamento, criação de categorias e definição de requisitos para a obtenção da certificação.

A finalidade da criação deste certificado é a de que através desse reconhecimento de boas práticas, seja criado um estimulo para: a preservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas ou desmatadas, enquanto que minimizando o impacto sobre a produção e ocupação. Além do cumprimento da meta de uma boa qualidade ambiental, espera-se que posteriormente esta certificação agregue valor aos produtos que saem das propriedades no interior da APA da Serra da Mantiqueira.

Atores reunidos na Comunidade 4 Óleos, município de Aiuruoca (MG)


Na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, o GT reuniu-se na Comunidade 4 Óleos, município de Aiuruoca (MG). A reunião tinha por objetivo definir os caminhos para implementação de um processo de reconhecimento de boas práticas de conservação, agropecuária e saneamento entre produtores e outroas atores sociais na APA da Serra da Mantiqueira.

Com a participação de agricultores locais e de arredores (Matutu e Bocaína de Minas), além de integrantes do NEA (Núcleo de Estudos de Agroecologia - Mantiqueira), que foram os anfitriões e responsáveis pela organização do evento, a reunião resultou-se produtiva e esclarecedora.

Um rascunho inicial do regulamento a ser proposto para a certificação foi apresentada, e os participantes forneceram opiniões e contribuições para incorporação ao texto. Foram discutidas também formas para a implementação do projeto, de forma a reconhecer e divulgar ações agroecológicas de conservação e saneamento ecológico.

Propostas e contribuições retiradas das discussões


Além disso, também discutiu-se com a comunidade a idéia de se iniciar um projeto nas linhas do Programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar. Agendou-se para março, nessa mesma comunidade, um novo encontro em conjunto com atividades do NEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário