quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mudanças na Presidência do Conselho e Chefia da APA da Serra da Mantiqueira




Na última reunião do CONAPAM de 2015, foi anunciada a saída do Analista Julio Cesar Antunes Botelho dos cargos de Chefe da APA da Serra da Mantiqueira e presidente do CONAPAM. A efetivação da saída do analista está somente na dependência de assinatura e publicação da documentação, o que pode ocorrer a qualquer quinta-feira, uma vez que o pedido de transferência para o Parque Nacional do Gandarela já foi aprovado.

Júlio Botelho, que foi efetivado na APASM no início de 2008, elogiou os companheiros com quem trabalhou durante sua estadia na Mantiqueira, agradeceu ao conselho, que segundo ele exigiu muito de sua capacidade e enfatizou o desafio e aprendizado que foi o seu período APASM, uma unidade aonde, em suas palavras: "temos todos os problemas que podem acontecer, menos de mar, apesar de estar no decreto que nós protegemos águas marinhas ... Não tem mar, mas a gente protege águas marítimas. Beleza!".

Julio Cesar Botelho em sua última participação no CONAPAM
como chefe da APA da Serra da Mantiqueira


Embora também não tenha havido nomeação oficial, pois o processo de efetivação foi aberto a pouco tempo, portanto não há uma previsão exata de quando sairá o anúncio, foi informalmente comunicado ao conselho que o próximo chefe da unidade deverá ser o servidor Paulo Oliveira.

Paulo Oliveira é paulista e formado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Fez mestrado de Geografia na USP e um Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural na Universidade de Paris Sorbonne. Foi Diretor Nacional do IBAMA e o primeiro diretor do ICMBio após sua criação. Atuou durante 30 anos no litoral paraense, tratanto com manguezais, áreas inundadas, populações tradicionais e pesca marinha na zona costeira.

Como a previsão é a de que a nomeação de Julio Botelho seja publicada antes da nomeação de Paulo Oliveira, foi anunciado que a chefia interina da APASM e presidencia do conselho ficará a cargo da analista ambiental Selma Ribeiro.

O CONAPAM deseja sucesso tanto para o Julio como para o Paulo, e agradece a dedicação e trabalhos prestados por Julio que ao assumir esta nova incumbência profissional em uma unidade de conservação grudada ao município de Mariana (MG) pode estar saindo da frigideira para o fogo (rs). Boa sorte e abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário