quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Encontro de RPPNs da APA da Mantiqueira em Itamonte-MG


Na última sexta-feira, dia 14 de agosto, ocorreu o Encontro de RPPNs da Serra da Mantiqueira organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de RPPNs do CONAPAM.  O evento contou com a presença de mais de 50 participantes, superando a expectativa de participação dos organizadores.

Houve a participação de representantes de órgãos estaduais dos Estados abrangidos pela APA: o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG); Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) e a Fundação Florestal-SP; que apresentaram programas existentes, incentivos disponíveis e problemas enfrentados pelas RPPNs nos 3 Estados.




Palestrantes discutiram oportunidades de desenvolvimento turístico nas reservas, alternativas de financiamento através de Cotas de Reserva Ambientais (CRAs) e a necessidade da elaboração do plano de manejo assim como o que é necessário ser abordado pelo mesmo.

Os proprietários e gestores também puderam apresentar os casos de suas RPPNs, com seus históricos, projetos e dificuldades, gerando uma troca de experiências entre as RPPNs que pouco conheciam a realidade uma da outra. Além de levar estas informações a outros proprietários que atualmente estão criando suas RPPNs e que também estavam presentes no evento.



O sucesso do evento reforça a ideia de realização de novos encontros pelo GT do CONAPAM, que espera ampliar o alcance desta troca de experiências e possibilidades para a efetivação da conservação em propriedades particulares com a participação de um maior número de proprietários ou, gestores ligados ao desenvolvimento de tais iniciativas de conservação na região da Serra da Mantiqueira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário